null

Porquê uma casa sustentável?

Sidebar

Porquê uma casa sustentável?

Posted by Boa Safra ,30th Nov 2022
Porquê uma casa sustentável?

Habitar uma casa sustentável é uma escolha mais saudável para quem nela habita e para o planeta Terra. Ao pensar na arquitetura e na decoração da sua casa, opte, sempre que possível, por materiais ecológicos e seguros para o ambiente e para o bem-estar da sua família.

Como ter uma casa sustentável?

Para ter uma casa sustentável há vários pontos a ter em conta, mas a escolha dos materiais é dos mais importantes. Estes devem ser selecionados tendo em mente a função que vão desempenhar e o impacto que podem ter no ambiente e na saúde dos habitantes.

Os materiais naturais e com pouca transformação são os melhores. Geram ambientes mais acolhedores, são resistentes e têm um processo de envelhecimento bonito.

8 Parâmetros de avaliação e sustentabilidade do mobiliário Boa Safra

Como editora de Design Sustentável para a casa, a Boa Safra procura que cada peça respeite as pessoas e o ambiente. Os oito parâmetros de avaliação de sustentabilidade do mobiliário Boa Safra ajudam a perceber como comprar produtos mais sustentáveis:

  1. Boa gestão de recursos: Respeito pelos recursos naturais do planeta.
  2. Biodegradável: Uso de substâncias orgânicas. Desta forma, no seu fim de vida, os produtos podem ser devolvidos à terra.
  3. Baixo consumo energético: O processo de desenvolvimento exige o mínimo consumo de energia. Pouca transformação é a chave.
  4. Comércio justo: O sistema de produção respeita os direitos humanos e oferece condições de trabalho dignas.
  5. Baixo em resíduos: Durante o processo de desenvolvimento são produzidos poucos resíduos ou é feita a correta gestão dos mesmos, reaproveitando-os ou reciclando-os.
  6. Sem substâncias tóxicas: Investimento em matérias-primas ecológicas e naturais.
  7. Reciclado e reciclável: Uso de matérias-primas recicladas, como vidro, papel e plástico, de forma a que possam ser reconvertidos em matéria-prima.
  8. Produção local: Preferência por criar parcerias com produtores e indústrias locais.

5 Materiais que deve escolher para uma casa sustentável

Estes são cinco materiais que tornam a casa mais sustentável e trazem benefícios à saúde de quem a habita:

1. Madeira

madeira é uma das matérias-primas mais sustentáveis que existem. É o material mais ancestral e humano, a sua beleza é natural e única. A esmagadora maioria dos produtos Boa Safra é fabricada com madeiras portuguesas e europeias.

A Boa Safra usa a madeira acácia, oriunda de Portugal. Esta árvore, não sendo autóctone e por gerar zonas de vegetação serrada, representa uma ameaça à biodiversidade e aumenta o risco de incêndio florestal. O seu abate para o uso na indústria do mobiliário é por isso favorável para o ambiente.

Mesa Acácia e a Estante Tao são exemplos e peças de mobiliário fabricadas em madeira maciça de acácia.

2. Acabamento do mobiliário com óleos naturais

Os óleos naturais (ao contrário das tintas e vernizes usados pela indústria do mobiliário) são totalmente saudáveis. Por não terem na sua composição materiais orgânicos voláteis, nem químicos de síntese, não contribuem para a poluição ambiental. São um excelente acabamento para a madeira, deixando-a respirar e libertar um aroma natural .

Por exemplo, a Mesa Family, como todos os produtos Boa Safra com madeira à vista, tem um acabamento com óleos naturais que realçam a beleza e as propriedades da madeira. A escolha ideal para quem gosta de uma peça de design intemporal, que envelhece de forma bonita e natural. Por ser produzida com materiais duradouros, pode ser facilmente reparada ( lixada e oleada) e recuperar o aspeto inicial.

3. Estofo e cortinados com tecidos ecológicos

Para criar um ambiente confortável e intimista não podemos deixar de referir a importância que os tecidos têm numa casa sustentável. Já existem muitas opções que garantem um impacto ambiental reduzido. A e o linho naturais, preferencialmente sem corantes, são os tecidos naturais mais ecológicos.

Atualmente, pode escolher tecidos feitos de materiais 100% reciclados, como poliéster, garrafas de plástico, lã, acrílico e fibras de viscose. Todos eles podem ser reciclados e reaproveitados, estendendo o seu ciclo de vida.

4. Cortiça

A par da madeira, a cortiça é o material mais sustentável e cumpre a totalidade dos parâmetros acima descritos.

Portugal é o principal produtor de cortiça do mundo e o seu consumo ajuda a garantir a renovação das florestas de sobreiro, que formam sistemas ecológica e economicamente sustentáveis. Estes ambientes funcionam como um importante instrumento de preservação da biodiversidade e prevenção da desertificação. Regulam o ciclo hidrológico e travam o despovoamento ao constituírem-se como sistemas agroflorestais economicamente viáveis.

5. Decoração com plantas

As plantas são a natureza em estado puro e naturalmente marcam presença numa casa sustentável. Para além de serem um elemento decorativo vivo, transmitem uma energia muito positiva ao ambiente. Purificam o ar e têm benefícios comprovados para a saúde física, mental e emocional dos seus habitantes.

É sempre possível encontrar uma planta que se ajuste à sua disponibilidade de tempo para cuidar dela. Os catos e as suculentas, por exemplo, são espécies que requerem pouca manutenção e dão um toque de vida e leveza ao ambiente.

A sustentabilidade, a par da ética da estética, estão na raiz da Boa Safra. Descubra aqui produtos naturais que vão ajudar a tornar a sua casa mais sustentável.

Quero Ver Peças Boa Safra