Boa Safra: 5 Projetos de design de interiores para inspirar-se
Nos anos recentes, todos vivemos mais a nossa casa. Na Boa Safra, percebemos que cada vez mais é valorizada a organização, a otimização dos espaços, a qualidade dos materiais e, consequentemente, a qualidade do espaço como um todo. O design de interiores trabalha estas questões, às quais se juntam outras como a estética e a ergonomia. Ganha assim o merecido reconhecimento, por melhorar os espaços que habitamos e pelo impacto que produzem no nosso bem-estar.
A Boa Safra incorpora estes princípios na sua essência, conferindo-os a cada projeto e aliando-os ainda à ética e à ecologia. Com a Boa Safra, pode contar com o conhecimento de designers de interiores que o ajudarão a tornar a sua casa mais bonita, confortável e funcional.
A importância do design de interiores
Projetar e equipar um espaço interior, seja residencial ou comercial, é desafiante. Cada ambiente, para além da valorização estética, precisa de ser estrategicamente pensado como um sistema, onde o designer, o cliente e o seu contexto familiar, social e económico contribuem para o desenvolvimento em equilíbrio dos vários fatores.
Trabalhar os ambientes de acordo com a metodologia da Boa Safra tem como resultado espaços que para além de bonitos e funcionais, são únicos, carismáticos, com uma identidade própria.
Uma casa pode ser uma fonte de bem-estar e de boas energias se tiver sido bem planeada, através de um projeto de design de interiores de qualidade.
Metodologia Boa Safra
A metodologia da Boa Safra começa pela aferição do perfil psicológico e do estilo estético do cliente (e dos principais utilizadores). A identidade estética tem uma grande influência na mente de quem utiliza o espaço, sendo uma fonte de inspiração do ‘eu’ e uma forma de bem-estar e motivação.
O desenvolvimento do projeto cruza saberes de diferentes áreas, como:
- Organização da casa;
- Design do mobiliário;
- Ergonomia;
- Iluminação;
- Estudo da paleta de cores e texturas;
- Seleção dos materiais mais adequados aos locais e utilizações.
A combinação dos gostos pessoais com a seleção das novidades do setor, que apresentem realmente vantagens, como as tendências para o uso dos materiais naturais e ecológicos, pode tornar a renovação de um espaço num projeto desafiante.
Diferente da decoração, o design de interiores pensa os espaços, de uma forma muito mais abrangente e profunda. Garantindo um resultado final equilibrado e harmonioso, proporciona uma vivência da casa mais feliz.
Esta reflete-se nas pequenas/grandes coisas como, sem stress, toda a família saber onde se arrumam utensílios do dia-a-dia, trabalhar ou estudar em espaços iluminados de forma correta, ou quem está a cozinhar sentir prazer em fazê-lo, ainda que não seja um fã ou especialista da cozinha. A isto chamamos design de interiores que contribui para criar espaços mais humanos.
Os 5 projetos que lhe apresentamos da Boa Safra demonstram a importância de um bom planeamento dos espaços.
Projetos com alma Boa Safra
1. Um quarto para o bebé Vasco
O quarto do Vasco, que tinha menos de 1 ano, necessitava de ser adaptado à suas necessidades: dormir e brincar. Tendo este pedido em mente, a Boa Safra projetou o espaço com peças essenciais e fundamentais.
O resultado tinha de ser especial e acolhedor. Por isso, demos primazia a elementos de madeira ecológicos e saudáveis para criar um espaço protetor para o pequeno Vasco.
O toque de fantasia no quarto foi a criação do papel de parede personalizado pela Boa Safra.
2. Um espaço cheio de luz
O Atelier 106, foi responsável pela remodelação deste apartamento e escolheu a Boa Safra para desenvolver, em parceria, o projeto de design de interiores. O cliente desejava um espaço luminoso e que fossem utilizados materiais naturais. Foi desenhado mobiliário minimalista, pensado para os espaços e vivências da casa. O material usado foi a madeira maciça de Acácia, com as suas tonalidades quentes, tornou os ambientes confortáveis, e criou equilíbrio com a forte presença da grelha branca das estantes, projetadas pelo Atelier 106.
3. Rentabilizar o espaço
Um T1, mesmo sendo uma divisão pequena, quando bem projetado, pode tornar-se um espaço agradável e com bastante arrumação. A Threehouse é um exemplo disso mesmo. Para uma maior rentabilização do espaço, a Boa Safra criou um sistema de móveis modulares com os vários elementos da casa. O resultado é um espaço focado na funcionalidade e na organização.
4. Quando o antigo encontra o novo
Um dos pontos de chave deste projeto é o respeito pela história do edifício, mantendo a sua estética. Por essa razão, escolhemos peças de mobiliário que tornam a sala funcional e descontraída. Foi assim privilegiada a presença da madeira, neste caso, de nogueira, e alguns apontamentos de cor. Ao mesmo tempo que respeita a história, torna-o eclético.
5. O contacto com a natureza, dentro e fora
Neste projeto de design de interiores, fomos inspirados pela envolvência e os aromas de praia e pinhal da Comporta. Para esta casa de praia foi projetado um ambiente de grande diálogo e confluência com o exterior.
O projeto de todo o mobiliário fixo foi pensado e criado em parceria entre a Boa Safra e o arquiteto Francisco Rugeroni . O mobiliário desenvolvido à medida, está presente em todas as divisões da casa: desde a sala até às casas de banho.
Focados na criação de ambientes luminosos, naturais e funcionais, destacamos a madeira como material de eleição de todo o projeto de arquitetura, design de interiores e mobiliário. Utilizámos o pinho, a acácia e o carvalho em peças de mobiliário soltas e em superfícies na forma de ripados.
Uma matéria-prima sustentável, higiénica e com impacto positivo na saúde humana, dado que melhora a qualidade do ar.
A zona da cozinha é aberta para a sala, permitindo o convívio entre quem cozinha e quem está na sala de estar ou jantar, prática e altamente funcional.
Estes são 5 exemplos de projetos de design de interiores desenvolvidos pela Boa Safra. Todos os espaços foram transformados de forma a facilitar o quotidiano das pessoas, dando-lhes uma nova vida. Procurámos sempre oferecer um ambiente que privilegia o conforto e preserva a sua essência.
Se quer descobrir outros projetos desafiantes, visite o nosso site e inspire-se!