null

Plantas para Interiores e os Benefícios para a Saúde

Sidebar

Plantas para Interiores e os Benefícios para a Saúde

Posted by Boa Safra ,3rd Aug 2022
Plantas para Interiores e os Benefícios para a Saúde

A procura por plantas para interiores tem vindo a crescer desde há alguns anos. O urban jungle é uma tendência de decoração que veio para ficar.

Com o verde no centro deste conceito, é possível tornar os ambientes mais aconchegantes e harmoniosos. Trazer a natureza dentro de casa, transforma os ambientes, as plantas dão vivacidade e frescura.

No entanto, o poder da decoração com plantas vai muito para além da estética, trazendo muitos benefícios para a saúde física, mental e emocional.

Apesar das plantas para interioresserem uma tendência recente, há vários anos que têm sido alvo de investigações. O livro “Uma floresta em casa” do autor norueguês Jørn Viumdal baseia-se em resultados de algumas pesquisas e estudos científicos, dando como provado que as plantas fomentam o bem-estar nas pessoas e que isso se reflete na saúde.

Investigações lideradas pela NASA no final da década de 80 mostraram que as plantas de interior têm um papel importante na remoção de poluentes orgânicos voláteis das estações espaciais.

Os hábitos japoneses e a natureza

Porque nos sentimos tão relaxados no meio da natureza, quer seja numa floresta ou num jardim? Os japoneses descobriram há muito tempo o benefício de estar rodeado de plantas e da natureza. Por essa razão, o shinrin-yoku, que significa “banhos de floresta”, é uma terapia recomendada pelo Serviço Nacional de Saúde do Japão. Percebeu-se que um passeio curto e relaxante no meio da natureza é um tratamento eficaz para algumas patologias.

O verde das plantas, a terra, o musgo, os cheiros, entre outros elementos das florestas, têm um efeito calmante nas pessoas. Esses resultados positivos são também obtidos através do toque num objeto natural, como a madeira, ou do aroma de determinados óleos essenciais da natureza.

Vários estudos demonstram que este ambiente não tem apenas a capacidade de baixar a tensão arterial. O mesmo efeito é observado na frequência cardíaca e nos níveis de stress.

Porquê ter plantas para interiores?

É possível trazer os benefícios que a natureza tem na saúde, com a entrada das plantas no interior da casa. Com a pandemia, a casa ganhou um novo papel. Ao mesmo tempo que acomodou os momentos sociais, também passou a ser considerada um espaço de renovação e de refúgio. As plantas são uma peça essencial nessa renovação.

As plantas para interiores funcionam como um escudo de defesa do nosso organismo. As suas capacidades regeneradoras atuam na proteção e na limpeza dos efeitos das agressões do quotidiano urbano. Entre os benefícios observados em várias investigações, houve 5 que se destacaram:

Baixos níveis de stress: as cores das plantas e das flores têm a capacidade de reduzir o stress, ajudando a controlar a ansiedade e a ganhar resistência à mesma.

Sistema imunitário fortalecido: os elementos biológicos libertados pelas plantas fortalecem o sistema imunitário, afetando também os períodos de convalescença.

Diminuição da poluição: as plantas têm a capacidade filtrar o ar, limpando-o através de elementos biológicos saudáveis que libertam.

Maior concentração e capacidade de relaxamento: o contacto visual com as plantas age como um tranquilizante natural, diminuindo as doses de adrenalina no corpo.

Aumento da energia: ao ter um efeito relaxante e aumentar o oxigénio no cérebro, a decoração com plantas promove um incremento dos níveis de energia.

Uma planta para cada divisão da sua casa

Por terem diferentes características e serem oriundas de habitats diversos, as plantas de interior têm necessidades que diferem entre si. A orientação solar e a frequência de rega são os principais aspetos a ter em conta.

Os catos e suculentas, por exemplo, requerem muito pouca manutenção, já que exigem regas pouco frequentes. O sol é o seu melhor amigo, pelo que devem ser colocados junto a janelas, preferencialmente voltadas a Sul ou Poente. A espada de São Jorge requer cuidados bastante semelhantes.

O contrário se aplica às plantas oriundas de climas tropicais, como as calatheas, amigas da humidade e pouco tolerantes à luz solar direta. Para crescerem saudáveis, coloque-as em divisões da casa orientadas a Norte ou Nascente. Também os fetos e as jiboias prosperam em ambientes húmidos, pelo que o WC é uma ótima divisão para serem colocados.

Se as plantas para interiores o atraem, mas teme que a manutenção se revele uma tarefa difícil, cumpre-nos descomplicar. Alguns minutos por semana são suficientes para manter as plantas de interior bonitas e saudáveis.

Tentar replicar o seu habitat prestando atenção à orientação solar e frequência de rega é meio caminho andado. Depois, basta “namorar” estes seres vivos que tantas vantagens trazem à sua vida. Limpe as folhas com frequência, faça fertilizações regulares e preste atenção ao tamanho dos vasos, aproveitando a primavera para as transplantações.

As plantas no local de trabalho

Os benefícios das plantas para interiores podem ser observáveis também em locais de trabalho, sejam escritórios, salas de aula, entre outros. Dores de cabeça, cansaço e stress são alguns dos problemas que a sua presença ajuda a resolver. Para além de que estes elementos conseguem dar vida a qualquer ambiente, aumentado os níveis de satisfação, criatividade e produtividade.

As plantas para interiores podem ser um verdadeiro aliado da saúde física, mental e emocional. Transformar os locais onde passa mais tempo em espaços verdes promove o bem-estar, melhorando a sua qualidade de vida e a saúde. É por isso que, na Boa Safra, privilegiamos os materiais naturais e acreditamos num sistema completo. Visite o nosso site e conheça a filosofia por detrás dos nossos produtos.

Conheça mais sobre nós